Gelo Quente

         
          Em busca de novos desafios, as feiticeiras da química voltaram a entrar em ação e tornaram possível o que até então era impossível: obter GELO QUENTE. Defrontamos uma completa contradição... Como é possível obter gelo quente se o gelo (como o próprio nome indica) é gelado? Bem, com as feiticeiras da química tudo é possível e por isso, para o descobrires só tens de entrar connosco nesta viagem pelo mundo da magia.


          Se estás a ler isto, é porque decidiste vir connosco por uma viagem que te desvendará qual o segredo por de trás do GELO QUENTE!

          1ªPARAGEM
          A 1ªParagem que iremos fazer é na recolha do MATERIAL:
              2ªPARAGEM
              De volta à viagem, a próxima paragem é para descobrirmos o PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL necessário para obter o nosso produto final:
                3ªPARAGEM
Após descobrirmos os diversos passos para a obtenção do gelo quente, conseguimos chegar ao ponto mais incrível da nossa viagem: as OBSERVAÇÕES EFETUADAS.
              4ªPARAGEM
            Prosseguindo a viagem, é altura de de analisarmos o que realmente aconteceu - ANÁLISE DA ATIVIDADE

      Para obtermos o “gelo quente” foi preciso elaborar uma solução sobressaturada de acetato de sódio. Este processo foi possível devido ao aumento da temperatura da solução que provocou o aumento da solubilidade do soluto. Desta forma, a temperaturas mais elevadas, dissolveu-se uma maior quantidade de soluto na solução do que aquela que seria possível dissolver à temperatura inicial. 
          Quando esta solução foi retirada da placa de aquecimento e colocada em repouso, ocorreu o seu arrefecimento até esta atingir novamente a temperatura inicial. Nesse momento, a solução possuía uma concentração de acetato de sódio superior ao valor da solubilidade deste composto à temperatura inicial, o que nos permitiu classificá-la como solução sobressaturada sendo, por isso, extremamente instável.
Por fim, provocou-se um movimento brusco que fez precipitar o soluto, uma vez que este se encontrava a uma concentração superior à da sua solubilidade àquela temperatura. 
       PARAGEM FINAL
      Cumprimos, então, o nosso objetivo que era obter “Gelo Quente” através do processo de cristalização do acetato de sódio.


Comentários

Mensagens populares