Sangue Falso


     Como já é sabido, as feiticeiras da equipa "Química Fora da Cartola" estão sempre à procura de novos desafios e, desta vez, vamos vos ensinar um truque de magia muito divertido e aprender como podem pregar uma partida aos vossos amigos. Vamos fazer SANGUE FALSO!

     Vamos conhecer o MATERIAL necessário para este truque mágico:
    Depois de conhecermos o material, vamos aprender como realizar a atividade laboratorial. Fiquem atentos ao PROCEDIMENTO


         EXPLICAÇÃO

Para obtermos sangue falso, foi necessário elaborar uma solução aquosa de cloreto de ferro (III). Ao adicionarmos e misturarmos água destilada com cloreto de ferro sólido, ocorreu a seguinte reação química.

FeCl3 (aq) + 3 H2O (l)   Fe(OH)3 (s) + 3 HCl (aq)

O cloreto de ferro (III) (FeCl3) ao reagir com a água (H2O) forma hidróxido de ferro (III) (Fe(OH)3) e ácido clorídrico (HCl). Trata-se de uma reação de hidrólise, uma vez que as ligações dos átomos pertencentes ao cloreto de ferro (III) são quebradas pela ação da molécula de água, originando um novo composto, neste caso o hidróxido de ferro. Como o cloreto de ferro (III) é um sal, quando este entra em contacto com a água origina uma base e um ácido. Neste caso, originou o hidróxido de ferro (base) e o ácido clorídrico (ácido). Além disso, é importante realçar que se trata de uma reação exotérmica.

Pincelado com Cloreto de Ferro (III) o braço, e mergulhada a faca (não cortante) na solução de tiocianato de potássio, ao colocar esta em contacto com o braço, ocorre a mistura das soluções.
Oos iões de ferro (Fe3+) reagem com os iões Tiocianato (SCN-) originando o ião tiocianoferrato (III) ([FeSCN]2+). Esta trata-se de uma reação incompleta e reversível cujo equilíbrio pode ser traduzido por:


Devido à formação do ião tiocianoferrato (III), a solução adquire uma coloração vermelho-escura.
O esquema apresentado traduz a gradação de cor presente nesta reação. A solução de cloreto de ferro possui uma coloração amarelada devido à presença dos iões de ferro e a solução de tiocianato de potássio é incolor uma vez que os iões tiocianato também não apresentam cor. Após a mistura das soluções, ocorre a formação do ião tiocianoferrato (III) que confere a cor vermelha à solução final.

Agora já podem pregar partidas aos vossos amigos, aprendizes!



Comentários

Mensagens populares