"Do Caldeirão ao Tubo de Ensaio" - as Moléculas das Poções Mágicas das Bruxas
As bruxas da Química decidiram revelAr-vos um dos seus segredos: as moléculas das suas poções mágicas e os seus efeitos.
A História das bruxas
Durante cerca de 4 séculos da idade média, milhares de pessoas foram mortas na Europa, em fogueiras ou simplesmente apedrejadas por serem acusadas da prática de bruxaria.
A verdade é que as bruxas dominavam o conhecimento das ervas e com esse conhecimento aliviavam quem a elas recorria, seja a nível de saúde, seja a nível amoroso (com as famosas poções de amor).
As poções eram muito utilizadas para curar doenças, e assim grande parte dos remédios que temos hoje provieram das poções de antigamente e dos saberes dessas pessoas, muitas das vezes mal compreendidas, pois, apesar de serem muito procuradas na hora da aflição, era, contudo, denunciadas quando dispensáveis.
As bruxas de facto existiram e usavam bastantes moléculas da natureza para as suas poções e elixires.
As três Ervas mais usadas na Bruxaria
As três poções mais famosas no mundo da bruxaria
O resultado final no ser humano, após ser ingerida é um estado letárgico profundo, facilmente diagnosticado como morte clínica.
O resultado é uma mistura que eleva o bem-estar, o ânimo do consumidor. É ainda um estimulante e euforizante e é levemente alucinógena: muito parecido como o ecstasy!
Como é que as bruxas “voavam”?
Essas mulheres criavam uma essência e passavam-na no cabo da vassoura. Em seguida, esfregavam o cabo na região vaginal, resultando numa forte alucinação, capaz de causar a sensação de estarem a flutuar.
Essa essência era composta por:
> Extrato de folhas de belladonna (que possui escopolamina e atropina e produz efeitos secundários tais como dilatação de pupilas, aumento da frequência cardíaca, visão confusa, tonturas, confusão e impressão de estarem fora do seu próprio corpo)
> Folhas de datura (possuem substâncias altamente alucinógenas e sedativas)
> Cogumelos secos (possuem fungos com triptaminas psicoativas, como a psilocibina e psilocina, que causam alterações sensoriais agudas)
> Gordura de bebé recém-nascido (objetivo psicológico, para que a substância estivesse associada ao demónio)
> Extrato de raízes de mandrágora.
RESULTADO FINAL: Algumas pessoas relatam ter visões de seres fantasmagóricos e perderem a capacidade de distinguir o real do irreal.
Conclusões Finais
As bruxas desempenharam um papel fundamental no mundo da química e da farmacologia, uma vez que foram as impulsionadoras do mundo dos remédios e tratamentos com a invenção das suas poções milagrosas.
Para os mais curiosos... - https://prezi.com/nbrkwsj1spu0/do-caldeirao-ao-tubo-de-ensaio/
Comentários
Enviar um comentário