Porque é que a cebola faz chorar?



A cebola, um alimento mundialmente conhecido, serve de tempero para uma ampla gama de pratos. Embora a maior parte das pessoas não saiba, este legume é ótimo para prevenir e combater a hipertensão e outras doenças relacionadas com a circulação sanguínea.

No entanto, este alimento carrega consigo uma “má reputação” associada ao facto de fazer chorar qualquer um que o corte. Porque será que isso acontece? A Química ajuda-nos a descobrir!


Quando cortamos uma cebola, estamos a quebrar as células desse vegetal. Com isto, libertam-se enzimas denominadas anilases e um grupo de compostos, aos quais se dá o nome de sulfóxidos-S-alquenil cisteína. Estes últimos encontram-se separados em diferentes partes no interior da cebola, no entanto, após o corte, entram em contacto e interagem através de reações complexas cujos catalisadores são, precisamente, as enzimas anilases.

A partir destas reações, são formados vários compostos, nomeadamente ácidos sulfínicos que, por serem instáveis, se convertem imediatamente no sulfóxido de tiopropanal (ou sin-propanetiol-S-óxido)

Fórmula de estrutura do sulfóxido de tiopropanal


sulfóxido de tiopropanal trata-se de um gás volátil e, por essa razão, entra facilmente em contacto com os nossos olhos. Quando
isso acontece, este reage com o líquido presente na retina ocular, dando origem a pequenas quantidades de ácido sulfúricopropanal e ácido sulfídrico que causam ardor nos olhos. 


De modo instantâneo, o mecanismo de defesa do nosso corpo, quando ativado pelas terminações nervosas presentes nas córneas (parte anterior transparente e protetora do olho), induz a produção de lágrimas. No entanto, este mecanismo de proteção apenas piora a situação! A produção de lágrimas, apenas disponibiliza uma maior quantidade de líquido presente nos olhos que, por sua vez, reage com o sulfóxido de tiopropanal, formando ainda mais ácido.

Através da descoberta da química envolvida neste processo, nasceram soluções para evitar ou minimizar tal situação.
Algumas delas são: 
> utilizar uma proteção ocular
lavar a cebola à medida que se vai cortando a mesma (desta forma, a água reage com o sulfóxido de tiopropanal evitando que este alcance os nossos olhos); 
deixar a cebola durante duas horas no frigorífico antes de a cortar (uma vez que a diminuição da temperatura provoca uma redução da velocidade da reação).

Para concluir, é possível afirmar que a Química desempenha um papel fundamental no nosso quotidiano na medida em que o conhecimento da mesma desencadeia a descoberta de inúmeras dicas ou invenções que facilitam o nosso dia a dia!

😉😉 Chegamos ao fim desta descoberta química! Até à próxima aprendizes! 😉😉


Comentários

Mensagens populares